Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.

InícioPortalFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 

LHC será ligado na potência máxima

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
LKMax
Aprendiz
Aprendiz

Masculino
Número de Mensagens : 32

MensagemAssunto: LHC será ligado na potência máxima   Ter Mar 30, 2010 11:34 am

Vi essa matéria na seção off-topic de um fórum de criação de jogos e resolvir postar aqui (se já foi postado e eu não vi me avise).
Mas a fonte é do G1.

O maior experimento científico do mundo vai procurar a partir de 30 de março colidir partículas no nível mais alto de energia já tentado, recriando as condições presentes no momento do Big Bang, que teria marcado o nascimento do universo, 13,7 bilhões de anos atrás.

O Grande Colisor de Hádrons (LHC), situado em um túnel subterrâneo circular de 27 quilômetros de extensão sob a fronteiro franco-suíça, começou a circular partículas em novembro passado, depois de ser fechado em setembro de 2008 por causa de superaquecimento.

No momento, feixes gêmeos estão circulando a 3,5 tera-eletron volts (TeV), a energia mais alta já alcançada, e vão acelerar nos próximos dias, segundo o Conselho Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern).

"A primeira tentativa de realizar colisões a 7 TeV (3,5 TeV em cada raio) está programada para 30 de março", disse o Cern em comunicado nesta terça-feira (23).
colisões."

As colisões múltiplas a 7 TeV vão cada uma criar Big Bangs em miniatura, produzindo dados que milhares de cientistas passarão anos futuros analisando.

Se conseguirmos detectar e entender a matéria escura, nosso conhecimento vai se ampliar para abranger 30% do universo, o que seria um avanço enorme"
"O simples alinhamento dos raios já é um desafio por si só. É um pouco como disparar agulhas de lados opostos do Atlântico e conseguir que colidam na metade do caminho", disse Steve Myers, diretor de aceleradores e tecnologia do Cern.

Uma vez estabelecidas as colisões em alta velocidade, o plano é continuar operando continuamente por 18 a 24 meses, com uma curta pausa técnica no final de 2010.

De acordo com representantes do conselho, é possível que seja detectada matéria escura, que os cientistas acreditam que compõe 25% do universo mas cuja existência nunca foi comprovada.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1541466-5603,00-LHC+VAI+RETOMAR+A+BUSCA+PELOS+SEGREDOS+DO+BIG+BANG+NA+SEMANA+QUE+VEM.html

LHC no Twitter - http://twitter.com/cern
Ver perfil do usuário
LKMax
Aprendiz
Aprendiz

Masculino
Número de Mensagens : 32

MensagemAssunto: Re: LHC será ligado na potência máxima   Ter Mar 30, 2010 5:28 pm

A notícia foi um pouco atrasada, mas blz. O experimento ocorreu com sucesso... para calar os viajantes que falavam que isso acabaria com o mundo :P

Agora é só esperar os estudos feitos com o tempo.
Ver perfil do usuário
2012
Aprendiz
Aprendiz

Masculino
Número de Mensagens : 25

MensagemAssunto: Re: LHC será ligado na potência máxima   Seg Abr 19, 2010 6:34 pm

Bem, agora sabemos (saberemos) como foi a origem do Universo.
Eu já tenho minhas teorias, mas, como eu nao trabalho com isso e nem estudei isso profundamente. Ok, já vo indo, tenho que postar no meu blog.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: LHC será ligado na potência máxima   

LHC será ligado na potência máxima
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Indígenas, canibais e etc\'s serão salvos?
» internet: será a marca da globalizaçao do dominio da besta?
» A ressurreição dos Justos será antes ou depois do milênio ?
» Mudanças para as próximas convocações, será verdade????
» Os eleitos serão jogados no inferno

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Universo :: Área livre :: Post's Livres-
Ir para: